terça-feira, 17 de setembro de 2013

Meditação

A doutrina de DeusDeus é consolador


A presença do Espírito


Leitura diária: João 14.20-26
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 29, 30 e 31



Cristo já abordou este tema anteriormente. De maneira rápida, pois falava a um plenário de adversários, mas bem positiva, pela forma como respondeu à pergunta feita, ele apontou para isto que agora estamos lendo e destacando.

Aliás, não é João que o registra. Lucas é que o faz com sublime objetividade. Em seu Evangelho, o médico amado relata que Cristo, ao ser indagado por alguns fariseus sobre a vinda do reino de Deus (Lc 17.20,21), respondeu-lhes que o "reino de Deus não vinha com aparência exterior". Por isso, não poderiam dizer "ei-lo aqui ou ei-lo ali" e, completando de forma profunda o que estava começando a revelar aos seus discípulos que ali se encontravam também, e que João irá complementar em sua narrativa que lemos agora, acrescentou, mesmo para fariseus: "porque o reino de Deus está dentro de vós".

Nesta conversa íntima com os discípulos no cenáculo, momento de intensa dramaticidade, o Senhor Jesus é então mais objetivo e direto na explicação sobre como este reino se expressa e se consubstancia na vida do crente. Falandolhes sobre a vinda do Consolador, ele nos transmite a ideia de uma tríplice participação divina na formação do reino de Deus entre nós, os crentes:

"...Se alguém me amar, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada" (Jo 14.23).

A certeza que o crente deve ter de que já está na posse do reino de Deus neste mundo é exatamente esta que retiramos das palavras de Cristo. No momento em que cremos, e isto só ocorre pela presença do Espírito Santo, o Deus Consolador em nós, passamos a amar a Deus, a guardar a sua Palavra, a cumprir a sua vontade, e isto acontecendo, o Deus Pai e o Deus Filho fazem em nós morada também, completando a tríplice participação divina no estabelecimento do reino de Deus em minha vida e na sua vida.

Você já se sente de posse deste reino? Você é morada do Deus Pai? Do Deus Filho? Do Deus Espírito? Glorifique, então, ao Senhor por isto.


Oração para o dia:

Senhor, faze-me morada do teu reino. Que pela comunhão que tenho contigo eu possa estar sempre neste santo convívio.



Meditação extraída do sitewww.juerp.org.br

Nenhum comentário: