segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Editorial

A verdadeira família de Jesus

No livro de Marcos 3.21 e 31 registram fatos a respeito da família de Jesus. No verso 21 a sua família quis prendê-lo, pois entendiam que ele estava com insanidade mental, já no verso 31 sua mãe e seus irmãos o procuram e mandam chamá-lo. A reação de Jesus quando ouviu falar que sua família o chamava foi: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”.

Olhando para a resposta de Jesus dá a impressão que ele queria renegar a família, talvez pelo fato do que ocorreu no verso 21, é só impressão, pois, no coração de Jesus não há rancor, ódio, e nenhum desejo de separação. O objetivo dele ao dar esta resposta era mostrar a importância da família cristã. Jesus veio trazer uma nova família, uma família para Deus. Nele a promessa de Deus feita a Abraão se cumpre. “Em ti serão bendita todas as famílias da terra”.

A mãe e os irmãos de Jesus estavam do lado de fora da casa (não andavam com ele) e também estavam de fora (não compreendiam a sua missão). Jesus estava ensinando que a sua família não era limitada àqueles que estavam lá fora. A família cristã é formada por muitos que creem nele. No livro de Marcos Jesus define quem são da sua família, ele diz que quem faz a vontade de Deus este é seu irmão e sua mãe.

Lucas registra as palavras de Jesus desta forma: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e as praticam”. A verdadeira família de Jesus é formada por pessoas que encaram o evangelho de frente, não são pessoas que ouviram o evangelho apenas. Para pertencer a família de Jesus requer renúncia, compromisso com um discipulado radical. É intimidade com Jesus, relacionamento sério. Em outras palavras, para pertencer a família de Jesus é necessário morrer para o nosso eu e deixar que Jesus reine em nós.

Cleverson Pereira do Valle
Pastor da PIB em Artur Nogueira
Bacharel em Teologia pela FTBSP e EST

Nenhum comentário: