sábado, 26 de setembro de 2009

Saber e Conhecer

“Quero misericórdia, e não sacrifícios, e conhecimento de Deus mais do que holocaustos”
(Oséias 6.6)

As livrarias evangélicas estão repletas de livros, CDs e DVDs a respeito de Deus. A internet também é uma fonte extremamente rica. Milhares de sites e blogues de escritores, igrejas e estudiosos estão disponíveis à distância de poucos cliques. Existem inúmeros cursos bíblicos gratuitos, seminários, rádios e televisões pregando a Palavra de Deus. Nunca em toda a História foi tão fácil aprender alguma coisa sobre Deus.

Dessa forma, esperaríamos que mais pessoas soubessem sobre Deus e, dessa forma, o mundo sofreria uma transformação para melhor. Não é o que tem acontecido. Cada dia vemos mais evidências da distância entre o homem e Deus. Mesmo entre aqueles que são chamados de “cristãos” e que frequentam as igrejas semanalmente.

Por que é assim?

1. Conhecer a Deus é mais que saber muito sobre Ele. Muita gente, incluindo membros de igrejas, pastores e teólogos sabem muita coisa sobre Deus. Decoram passagens bíblicas, leem a Bíblia, leem e escrevem livros sobre a Bíblia. Mas falta algo essencial – um relacionamento pessoal com Deus. Como Jesus falou: a vida eterna é conhecer a Deus e a Seu Filho (João 17.3). Por isso, conhecer fala de algo mais profundo que o conhecimento teórico.

2. Conhecer a Deus produz mudança de atitude. Mais que estar presente em uma igreja, participar dos cultos lendo, cantando e ouvindo a pregação, o conhecimento de Deus está relacionado a uma mudança de vida. Como disse Oséias, Deus está mais interessado em uma vida misericordiosa e conhecimento pessoal de Deus do que em sacrifícios e ofertas (Oséias 6.6). Uma vida de amor ao próximo é o sinal de uma vida de conhecimento de Deus (1 João 4.7). Uma pessoa que “conhece” Deus e não demonstra sinais de arrependimento e novidade de vida deve se questionar se realmente O conhece.

Conhecer um pouco a Deus é mais precioso que saber muito sobre Ele.

Um comentário:

Marcelo Lieuthier disse...

Ótimo texto sobre conhecer a Deus.
Gosto do livro de Jó, em que ele diz só o conhecia Deus de ouvir falar dEle, mas agora o conheço “Jó 1.1-6”.
Este é o nosso mal de querer só conhecer Deus através das experiências de outros. Se cada um de nós debruçamos sobre a Bíblia que é a melhor fonte de conhecimento da pessoa de Deus, vamos descobrir tem grandes coisas para nossas vidas. “Os. 6.3b”