quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ir ou Ficar?

"E como pregarão, se não forem enviados?"

(Romanos 10.15)

Quem é mais importante? Aqueles que pregam ou aqueles que varrem o chão? Aqueles que estão à frente, ou aqueles que oram? Aqueles que vão para Sousa, para a viagem missionária, ou aqueles que ficarão em Caruaru na Igreja Batista Pinheirópolis?

A graça de Deus tem muitas formas (1 Pedro 4.10). Por isso, Ele dá diferentes dons e diferentes ministérios a cada um de Seus filhos, para que eles possam servir uns aos outros. Como o apóstolo Paulo disse, somos muitos membros, mas cada um tem uma função e, quando esses membros trabalham em cooperação estão cumprindo a vontade de Deus (Romanos 12).

Na obra missionária há vários serviços:

  1. Todos são chamados à evangelização pessoal: somos "pescadores de homens" (Mateus 4.19), no lugar onde moramos, trabalhamos e estudamos.
  2. Alguns são chamados a pregar até "os confins da terra" (Atos 1.8). A igreja de Antioquia, relatada no livro de Atos, era uma igreja missionária. Mas, apesar de ter muitos membros, apenas dois, Barnabé e Paulo, foram enviados para pregar o evangelho na ilha de Chipre (Atos 13 e 14).
  3. Todos são chamados a orar por missões e pelos missionários mandados às terras distantes (Romanos 15.30).
  4. Todos são chamados a contribuir financeiramente com missões (Filipenses 4.10-20).

Assim, na obra missionária não há gente "mais importante", "mais especial". Temos cristãos trabalhando em áreas diferentes com um só propósito.

Aqueles que estão na Paraíba durante este fim de semana têm o compromisso de pregar o evangelho puro, de mostrar o amor de Cristo àquelas comunidades. Os que estão em Caruaru têm o compromisso de orar por eles, pela sua proteção, e para que as pessoas que ouvirem a mensagem sejam salvas. Compromissos diferentes, mas fundamentais e que abençoam aqueles que participam.

Um planta, outro rega – mas é Deus quem faz crescer!

(1 Coríntios 3.6)

Nenhum comentário: