sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Reforma


A Reforma Necessária
João 2.13-22

Jesus encontra um cenário deturpado com forte jogo de interesse e comércio no templo, na adoração e na dedicação do povo, com a conivência da liderança religiosa local, posto que tudo ocorria no pátio dos gentios, nas dependências do templo. O Senhor toma uma resolução e muda a situação com a promessa que mesmo que o destruam, Ele o reconstruiria. Referindo-se ao Seu corpo quando ressuscitaria ao 3º dia após a sua morte na cruz. Porém poderíamos pensar na seguinte questão: Quem é o corpo de Cristo? Certamente a resposta é a Igreja.
Foi o próprio Jesus Cristo que falou que edificaria a Sua Igreja em Mateus 16.18, e Ele edificou e esta se desenvolveu e foi caminhando através da história até chegar a um tempo no qual, como em um movimento cíclico, cai no mesmo erro narrado no capítulo 2 do evangelho de João; com comércio, desejo de poder, política. A igreja passara a negociar indulgencias (vender o perdão de Deus), passou a vender artefatos ditos sagrados, como pedaços de madeiras supostamente como pedaço da cruz de Cristo, pregos enferrujados como se fossem os cravos que pregaram o nosso Senhor ao madeiro e assim por diante. Fora o modelo do sistema imperial romano assimilado pelo clero, instituindo um homem como imperador da igreja (papa), bispos, como os senadores, etc. Acumulando assim, com este modelo, muita riqueza, entrando portanto, em grande contraste com o filho do carpinteiro de Nazaré e todo o Seu legado. Surge mais uma vez a necessidade de uma reforma que desta vez fica marcada pela ação de um monge chamado Martinho Lutero, que lendo a Bíblia descobre os erros cometidos pela igreja, e rompendo com as práticas errôneas, escreve 95 teses e as fixa na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Este fato ocorreu ha 496 anos atrás no dia 31 de Outubro de 1517. Este movimento conhecido como Reforma Protestante baseia-se principalmente em cinco pilares ou princípios que devem nortear o modelo de ação de igreja de Cristo no mundo, sendo eles: Só a Escritura (Heb 4.12); Só Cristo (I tim 2.5); Só a Graça (Tito 2.11); Só a Fé (Rom 5.1-2); Só a Deus Glória (I Pe 4.11)
A Reforma Protestante mudou o cenário histórico da igreja, promovendo para a mesma um retorno ao modelo bíblico. Como o proposta não foi aceita, deu-se início a uma nova igreja, conhecida até hoje como igreja evangélica. Mas o que é igreja? 
Segundo a Bíblia, a igreja é: Habitação de Deus (II Cor 6.16 e Ef 2.22); Coluna e Firmeza da Verdade (I Tim 3.15); Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa, Povo Adquirido (I Pe 2.9); Noiva de Cristo (II Cor 11.2 e Ap 19.7) e finalmente, é o Corpo de Cristo (Col 1.24)
Em I Cor 12.27, Paulo declara que nós somos o corpo de Cristo e individualmente membros deste corpo. Portanto você é a igreja, você é o templo de habitação do Senhor, você é coluna e firmeza da verdade, você é a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido e você também é a noiva de Cristo.
Você está precisando de reforma? Você está meio quebrado ou totalmente destruído? Assim diz o Senhor: Reconstruirei, edificarei, levantarei. Deus é fiel e ama você. Sua ação no decorrer da história é prova mais que suficiente disto. Tão somente CREIA!!!!

Pr. Marcos Pereira da Silva













Nenhum comentário: