domingo, 10 de outubro de 2010

NASCIDOS DE NOVO


“Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.” (1 Timóteo 1.16)

            Muitos dos sobreviventes de desastres dizem que “nasceram de novo”. Geralmente dizem isso porque a experiência de quase morrer fez com que repensassem suas vidas, e sentem que receberam uma nova oportunidade para corrigir aquilo que faziam de errado.
            Na Bíblia, o “novo nascimento” não é essa disposição mental. É um ato sobrenatural de Deus, uma substituição de uma velha natureza, pecaminosa, morta espiritualmente, por uma nova vida, plena e abundante, que vem do Espírito Santo, através da fé no Senhor Jesus Cristo.
            É pensando nesse “nascer de novo” que o apóstolo Paulo escreve uma parte de sua carta a Timóteo, de onde foi tirado o versículo acima. Há pelo menos duas aplicações práticas desse versículo em nossas vidas:

1. Mesmo o pior dos pecadores está ao alcance da graça de Deus. Nos primeiros capítulos do livro de Atos vemos Saulo, o fariseu. Apesar de aparentar ser muito religioso, ele era o “pior dos pecadores” (1.13). Dizia crer em Deus, mas suas atitudes insultavam ao Senhor, pois Saulo era um perseguidor da igreja e desprezava os cristãos. Ora, se Deus pôde dar uma nova natureza a alguém assim, então aquela pessoa blasfema e perseguidora que você conhece também pode ser alvo da graça de Deus. Continue orando por ela!

2. Devemos ser exemplos do poder de Deus. Paulo diz que, uma vez convertido, ele foi usado por Deus como modelo do poder transformador de Jesus Cristo. Ele se tornou um homem diferente em sua relação com Deus, nas pequenas atitudes, em seus relacionamentos, em seu amor. Aqueles que conheceram Paulo antes de seu encontro com Jesus ficavam impressionados com sua mudança. Será que nossa vida cristã pode servir de exemplo? Será que alguém que nos conheceu antes de testemunharmos da fé em Cristo pode dizer que somos novas criaturas? Ou será que a diferença é tão pequena que passa despercebida?

Você que já foi resgatado do império das trevas do pecado, ore por aqueles que ainda se encontram lá. E pregue a Palavra de Deus, fazendo da sua vida o melhor exemplo de que você nasceu de novo.

Nenhum comentário: