Tragédia
Itamaraty confirma brasileiros mortos e 3 feridos em engavetamento
O Itamaraty confirmou que pelo menos dois brasileiros estão entre as vítimas do acidente que matou 10 pessoas em Gainesville, no estado americano da Flórida, no domingo (29). A informação de que são cinco os brasileiros mortos no acidente, dada por veículos locais, foi confirmada por um dos organizadores de uma conferência evangélica da qual as vítimas brasileiras participavam na Flórida.
O pastor José Júnior do Carmo, do Ministério Internacional da Restauração em Atlanta, na Geórgia, estava em uma minivan com cinco familiares no momento do acidente, segundo o pastor Fábio Bertoni, um dos organizadores do III Cell Vision Conference, em Orlando. Além de José Júnior do Carmo, morreram no acidente a esposa dele, Adriana, e a filha Letícia, além do irmão do pastor, também chamado José, e sua esposa, Rose.
Outra filha do pastor estava no veículo, segundo Bertoni. Lidiane, de 15 anos, foi internada em um hospital de Gainesville.
Evento religioso
O "III Cell Vision Conference" foi realizado em Orlando da noite de quinta-feira (26) até a noite de sábado (28), e contou com a participação de 300 brasileiros residentes nos EUA e de 25 americanos. O evento foi realizado em inglês e em português.
Segundo Bertoni, 19 pessoas da igreja de José Júnior foram de Atlanta para participar da conferência. Dessas, 14 pessoas estavam divididas em duas vans retornando a Atlanta quando se envolveram no acidente. As outras cinco pessoas viajariam no dia seguinte.
A van maior, que levava nove brasileiros, também colidiu no engavetamento. Dela, uma passageira segue internada no mesmo hospital de Gainesville, mas já estaria bem. Segundo Bertoni, ela se chama Juliana Lima e é esposa de outro pastor do Ministério Internacional da Restauração em Atlanta.
O acidente, envolvendo pelo menos cinco veículos pesados e 10 carros de passeio, deixou um total de 10 pessoas mortas e ao menos 21 feridas, de acordo com o site do jornal local "The Gainesville Sun".
Segundo autoridades locais, o engavetamento pode ter sido provocado pela falta de visibilidade na estrada.
De acordo com um porta-voz da Patrulha de Estradas da Flórida, a rodovia chegou a ser interditada horas antes do acidente por conta de um denso nevoeiro na região, mas foi reaberta quando as condições haviam melhorado. Acredita-se que a fumaça de um incêndio próximo à via também tenha prejudicado a visibilidade na pista.
As colisões aconteceram em ambos os sentidos da rodovia, o que fez com que muitos veículos ficassem presos uns aos outros. Alguns deles chegaram a pegar fogo. "Meu automóvel foi atingido duas vezes. Não se via nada mais do que fumaça e chamas", afirmou o motorista de um dos veículos acidentados.
CONFERÊNCIA
300 brasileiros residentes nos Estados Unidos participaram do "III Cell Vision Conference", que aconteceu de quinta-feira a sábado em Orlando
Fontes: globo.com/ jb.com.br