segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pastor Philip


Nesse final de semana, pela sexta vez esse ano, uma equipe de nossa igreja foi até Boa Esperança, um povoado próximo à cidade de Sousa (PB).
Dessa vez, contudo, aconteceu o inesperado. Ao chegar, na manhã do sábado (24), o Pastor Philip sentiu-se mal. Algumas horas mais tarde, foi diagnosticado um infarto do miocárdio. Ele permaneceu em observação nessa cidade durante o sábado e foi transferido até o Hospital Português no Recife, em uma UTI móvel (num percurso de quase 700 km).
No momento, ele está consciente, com fortes dores de cabeça e ainda com a pressão alta, na UTI desse hospital. Durante todo o dia ele passará por uma série de exames.
Contamos com suas orações, porque sabemos que Deus é Todo-poderoso para mudar qualquer situação!

Tiago 5.16-18: "A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.


domingo, 4 de julho de 2010

O PODER DA MÚSICA


"falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais" (Efésios 5.19)
Uma das armas cursos pré-vestibulares é utilizar música para ajudar os estudantes a lembrarem de fórmulas, fatos e conceitos. Filmes e novelas usam uma música para identificar um personagem. A música é um instrumento poderoso para educar e memorizar. Este fato é reconhecido desde a Antiguidade. O filósofo grego Platão, que viveu 300 anos antes de Cristo, afirmava que a música pode atingir profundamente a alma do cidadão e moldá-la para o mal ou para o bem.
O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu sobre o poder da música. Ele sabia que com a música é possível memorizar as Escrituras. Sabia também que a música ajuda o crente nas provações porque muitas contam como outros cristãos passaram por uma situação parecida. Os cânticos e hinos ajudam a se concentrar na beleza, poder e soberania de Deus. Por tudo isso, Paulo recomenda aos crentes de Éfeso que a música que deve preencher os ouvidos de um cristão e que deve sair de sua boca são "salmos, hinos e cânticos espirituais".
E nós, cristãos do século XXI? Que música toca quando estamos em casa? Que estação de rádio sintonizamos no carro? Quais os CDs que acompanham nossa ida ao trabalho? Que música ouvimos no mp3 ou no celular? São músicas que edificam, que fortalecem, que abençoam? Ou nosso gosto musical está mais alinhado ao mundo que à Bíblia?
Além disso, Paulo também avisa que não cantamos apenas com a voz. Ele fala que devemos cantar de coração. Ou seja, o cantar deve vir do interior. Deve ser uma expressão daquilo que a alma sente. Será que quando cantamos "Que segurança, sou de Jesus", no coração nos sentimos realmente seguros por pertencer a Jesus? Será que quando cantamos "me ensina a ter santidade", esse é realmente o desejo do nosso coração? Ou estamos apenas repetindo as palavras porque a música tem uma boa melodia?
A música é poderosa. Não devemos crer que "é apenas uma música, não pode fazer mal a ninguém!". Isso é mentira! A música que ouvimos ajuda a formar o caráter cristão. Precisamos escolher bem! E quando estivermos cantando, que não seja apenas para acompanhar o cantor, mas que as palavras nasçam no coração e saiam da boca como uma oração.