segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Razões pra Crer

"Eu creio no Cristianismo tal como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo todas as outras coisas." C.S. Lewis

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Crianças e Cordeiros

"...Disse Jesus: 'Cuide dos meus cordeiros'" (João 21.15)

Por mais novo que um crente seja, ele deve fazer uma confissão aberta, pública, de sua fé e ser levado ao rebanho de Cristo. Não estejamos entre aqueles que desconfiam da conversão de uma criança. Jamais podemos duvidar daqueles que se arrependem enquanto têm pouca idade tanto quanto daqueles que se arrependeram tarde na vida.

Nem os melhores da igreja são bons demais para esta obra. Não pense que, por você já ter outro trabalho para fazer, não deva se interessar por esta espécie de trabalho santo; ao contrário, com toda bondade, de acordo com suas possibilidades, disponha-se a ajudar os pequeninos e alegrar aqueles que têm o chamado para cuidar deles. Para todos vem a mensagem: "Cuide dos meus cordeiros". Os cordeiros são os mais novos do rebanho, seja em tempo de conversão, ou na idade. Cuide bem das crianças que estão em Cristo Jesus. Pedro era um líder entre os crentes, contudo, ele devia alimentar os cordeiros.

Somos exortados especialmente a alimentar os pequenos, mesmo porque esse trabalho é muito proveitoso. Por mais que façamos com indivíduos convertidos com idade avançada, nunca podemos fazer muito por eles. Ficamos contentes com eles, mas aos 90 anos, o que lhes resta, mesmo que vivam outros 10 anos? Instrua uma criança, e ela poderá ter 50 anos de serviço santo à sua frente.

O tempo gasto com treinamento daqueles que se convertem tardiamente é maior do que o tempo que o futuro reserva para o seu trabalho. Mas tome-se uma criança convertida e ensine-a bem. Como uma piedade cedo na vida muitas vezes chega a se tornar uma piedade em alto grau, e essa piedade se estica por longos anos em que Deus pode ser glorificado e outros abençoados, tal trabalho é por demais proveitoso. Esse trabalho é também muito benéfico para você mesmo. Sabemos que exercita nossa humildade e nos ajuda a permanecer mansos e humildes. Também treina nossa paciência. Se você quer homens e mulheres de alma grande, de coração dilatado, procure-os entre aqueles que estão muito ocupados entre os jovens, suportando suas tolices e condoendo-se com suas fraquezas por amor a Jesus.

Adaptado de Charles Haddon Spurgeon

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Espírito Santo

"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne..." (Joel 2.28)

Oitocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o profeta Joel teve uma visão maravilhosa: o Espírito de Deus sendo derramado nas pessoas. A visão era incomum porque, no tempo do profeta, apenas algumas pessoas recebiam esse Espírito, durante algum tempo, para que pudessem cumprir alguma obra de Deus (por exemplo, em Juízes 11.29).

No tempo de Joel houve uma praga de gafanhotos que consumiu as colheitas dos israelitas. E no seu livro, Deus promete restauração para este povo. E, num tempo futuro ("depois"), essa vinda do Espírito do Senhor também se cumpriria.

O apóstolo Pedro compreendeu que vivia neste tempo profetizado por Joel. No livro de Atos, capítulo 2, ele e os outros discípulos receberam o Espírito Santo e passaram a pregar aos habitantes de Jerusalém. Nos versos 16-21 ele afirma que aquele evento era o início de uma nova era, de acordo com a profecia.

Como o próprio Pedro falou, o tempo que Joel identificou como "depois" são "os últimos dias" (Atos 2.17). Portanto, quando o Espírito Santo veio habitar em homens e mulheres cristãos, acompanhado de sinais, profecias, prodígios, curas e línguas, Ele não veio sem propósito. Mas Seu objetivo foi anunciado por Jesus em Atos 1.8: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra."

Hoje, há uma busca interminável pelo Espírito Santo para que Ele conceda milagres e manifestações sobrenaturais. Mas assim como na igreja primitiva, o Espírito Santo concede "poder" aos cristãos para que eles possam testemunhar a todos a transformação de vida que há pela fé no sacrifício de Cristo Jesus. O Espírito Santo não veio para fazer shows bizarros, mas para convencer as pessoas do pecado, justiça e juízo (João 16.8).

Quer saber se alguém está cheio do Espírito Santo? Busque os sinais e maravilhas na vida dele: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gálatas 5.22-23)