“...não sei falar, porque não passo de uma criança.”
Jeremias 1.6
Jeremias já trabalhava na obra de Deus. Afinal, ele era sacerdote na terra de Benjamin. Mas no momento em que Deus o chamou para uma outra missão – pregar a Sua palavra às nações, o jovem Jeremias recuou. “ah, não, Senhor! Eu não sei falar, porque sou apenas uma criança.” Bem diferente da resposta de Isaías (“Eis-me aqui! Envia-me!”).Jeremias 1.6
A resposta de Jeremias se parece muito com a resposta que nós damos quando vemos a obra de Deus. Sempre que existe o momento de um compromisso maior com a obra de Deus preferimos fazer parte daqueles que ficam apenas assistindo. Sempre achamos que somos “jovens demais”, “inexperientes demais”, “fracos demais” – e que por isso é melhor que outra pessoa “mais experiente” assuma.
Deus não chamou Jeremias “arriscando”. “Será que este Jeremias vai conseguir cumprir sua missão? Ou ele falhará?” Quando Deus te envia para alguma missão, para participar de algum dos Seus ministérios na igreja, Ele sabe o que está fazendo. E como sabemos disso? Porque quem garante o sucesso da obra de Deus não é a nossa vontade, mas é o poder de Deus. A resposta de Deus para Jeremias (Jeremias 1.7,8) deixa isso bem claro:
1. Deus é quem nos envia: “porque a todos a quem eu te enviar irás”. A função de ir era de Jeremias. Mas a função de decidir aonde Jeremias iria, quais seriam os rumos do seu ministério, era de Deus. Precisamos confiar em Deus e perguntar em oração “Em que o Senhor quer que eu trabalhe para o crescimento do Teu Reino?”
2. Deus é quem dá a mensagem: “tudo quanto eu te mandar falarás”. Nossa mensagem para o mundo é poderosa. Não porque será bem falada, com palavras bonitas. Mas porque vem diretamente de Deus. O poder nas nossas palavras não está em como elas são ditas, mas na fidelidade dessas palavras à Palavra de Deus.
3. Deus é quem nos guarda: “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar”. Os obstáculos que podemos enfrentar nos ministérios ou mesmo entre colegas de escola e de trabalho, ou entre os familiares, fazem parte da vida cristã. Deus já estava avisando: você vai enfrentar oposição. Como isso foi válido na vida de Jeremias! Como isso é válido na nossa vida! Mas não é o nosso braço que pode nos livrar. É o próprio Deus que cuida de nós. Ele lidará pessoalmente com aqueles que forem contra Seu trabalho.
Por isso, você não é jovem demais, inexperiente demais, tímido demais para a obra de Deus. Obedeça ao chamado. É Deus quem te chama e vai contigo! - FFL